domingo, 6 de setembro de 2009

Lavagem dos Cabelos

Na primeira aula de estética capilar recebemos instruções de como lavar os cabelos. Primeiramente aprendemos a selecionar o tipo de cosméticos dependendo de cada tipo de fio. Posicionamos o cliente no lavatório, usando uma toalha para proteger sua roupa e regulando a temperatura da água sempre do morno para o friu, nunca quente, pois o mesmo danifica o fio do cabelo.
Colocamos o shampoo sempre na palma da nossa mão, esfregando -as e logo em seguida espalhando sobre o couro cabeludo do cliente, massageando suavemente com os dedos, a região central, as laterais e o couro cabeludo. Enxaguamos e aplicamos a segunda mão de shampoo massageando da mesma forma, obtendo mais espuma, pois na primeira mão, não faz tanta espuma porque o cabelo está mais sujo.
Após enxaguar pela segunda vez, cuidando sempre para não deixar espuma perto da nuca e cuidando também a testa e os ouvidos do cliente, aplicamos o condicionador. Se o cabelo for oleoso passa-se somente da metade para as pontas do cabelo, massageando para baixo no sentido do fechamento da cutícula. Depois que percebemos que a cutícula já está fechada conforme aprendemos a identificar em aula, podemos enxaguar todo o cabelo.
Tiramos o excesso de água apenas apertando o cabelo, jamais esfregando e depois com o auxílio de uma toalha para absorver mais a água.
A etapa de lavagem dos cabelos está concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário